Novas tecnologias devem ajudar a superar desigualdades, diz Walter Pinheiro

Da Redação | 04/03/2015, 09h30

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu na terça-feira (3), durante o segundo dia do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, em Barcelona, o uso das novas tecnologias como instrumento "para superação das desigualdades e também para promover o desenvolvimento local”. Ele participou do painel Políticas Regionais para Apoiar a Sociedade Cada Vez Mais Conectada, que contou com a presença de autoridades da Comissão de Regulação de Comunicações da Colômbia e de representantes das empresas Telefônica, TIM e AT&T.

Mais de 200 pessoas acompanharam a discussão sobre políticas públicas e melhoria dos sistemas de telecomunicação para os usuários. De acordo com o senador, os serviços devem ter enfoque no cidadão com  melhorias nas condições de trabalho para os profissionais.

— O uso da rede serve para prestar serviços à população, em diversas áreas, como na segurança. O fundamental com o uso da banda larga é levá-la para todos os municípios. E o que parecia difícil pode tornar-se realidade, mesmo nos lugares mais distantes e sem o serviço de banda larga. Esse é o desafio dessa nova fronteira: inovação! - ressaltou.

Os expressivos números do setor no Brasil não são acompanhados por uma transmissão de qualidade, apontou Pinheiro. Ele citou que o país responde por 59% do comércio eletrônico da América Latina e que 85% dos brasileiros estão conectados com celulares. Por isso, defendeu que a tecnologia seja capaz de levar serviço de e-cidadania com bom preço, qualidade e universalização.

O congresso, que nesta edição está recebendo mais de 1.900 fornecedores de dispositivos móveis, serviços e tecnologias, prossegue até a quinta-feira.

Softex

O senador  visitou ainda o estande das empresas brasileiras, organizado pela Softex, em  parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A entidade promoveu a presença de 19 empresas brasileiras ao maior evento mundial da indústria de comunicação móvel.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)