Jorge Viana relata calamidade no Acre e pede ajuda do governo federal

Da Redação | 04/03/2015, 21h49

O senador Jorge Viana (PT-AC) relatou em Plenário a situação de calamidade em Rio Branco, capital do Acre. O município foi atingido pela cheia do Rio Acre, que deixou milhares de desabrigados. Ele informou que já teve a garantia de apoio do governo federal para permitir a reconstrução da cidade, da economia e dos serviços públicos.

— Nós não temos condições de calcular o tamanho do prejuízo que o Acre e que a prefeitura de Rio Branco vão enfrentar. Nós vamos viver uma situação de absoluta impossibilidade de ter alguma normalidade nos próximos dois anos — afirmou.

Segundo o senador, a água já atingiu áreas em que é muito difícil o resgate das vítimas. A capital está sem serviços de transporte, sem pontes, sem energia elétrica e com a população  acolhida em mais de 20 abrigos. Ele ressaltou que a situação é urgente e “não dá tempo para burocracia”.

Jorge Viana pediu a liberação imediata de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida para serem entregues a cerca de 600 famílias moradoras de áreas de risco, também atingidas pela cheia.

Além disso, o senador ainda pediu a colaboração das instituições financeiras para adiarem a cobrança de impostos até que o comércio acriano possa se recuperar da destruição. Ele também anunciou uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, com vistas à adoção de um plano de ação diferenciado para fazer face aos problemas provocados pelas enchentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)