Eleito presidente da CE, Romário defende educação como arma contra desigualdade

Da Redação | 04/03/2015, 17h46

O novo presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), Romário (PSB-RJ), anunciou que vai trabalhar nos próximos dois anos baseado em nove grandes desafios que vão desde o atendimento às crianças e jovens com necessidades especiais ao problema do endividamento dos times de futebol. O senador do PSB disse ser claro, e não apenas para ele, que a educação é o passaporte para um mundo mais igualitário.

— Ninguém duvida que investir em educação é o caminho para transformar o nosso país, trazendo mais desenvolvimento, justiça social e cidadania — afirmou.

Romário lembrou que a Comissão de Educação aprovou recentemente o novo Plano Nacional de Educação (PNE), com metas de investimento de 10% do produto interno bruto (PIB) na área. Ele acredita que a lei é, no entanto, apenas um primeiro passo, pois há, na sua opinião, lacunas a serem preenchidas.

— Um dos temas que me preocupam, por meu vínculo à causa, é a universalização do acesso à educação básica e ao atendimento especializado à população de 4 a 17 anos com características especiais. Isso requer uma transformação no nosso sistema de ensino, que precisa ficar mais inclusivo. Requer também melhorias na infraestrutura e no estabelecimento de novas parcerias — sustentou.

Romário destacou a importância que o esporte teve em sua vida e defendeu que a Comissão de Educação acompanhe os preparativos das Olimpíadas e dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro no ano que vem.

— Da comunidade do Jacarezinho à presidência desta comissão, foi o esporte que me deu todas as oportunidades. Existem muitos exemplos como eu, mas existem outros milhares de talentos desperdiçados e vidas perdidas para a violência e para as drogas porque faltou acesso ao esporte — disse.

Romário informou que outra das suas prioridades será a avaliação do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura), já aprovado na Câmara dos Deputados e que aguarda análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Esse programa tem como principal objetivo diversificar a captação de dinheiro para projetos culturais em benefício a programas e locais que atualmente não têm chance de receber esses recursos.

A eleição de Romário para a presidência da Comissão de Educação foi bastante concorrida. Eleita vice-presidente do colegiado, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou que no Senado pretende dar continuidade à luta pela defesa da educação.

— Essa tem sido a nossa principal bandeira. Tenho a convicção do quanto é essencial cuidar da educação para que tenhamos a nação que todos sonhamos — disse Fátima Bezerra.

Ex-ministro da Educação e ex-reitor da Universidade de Brasília, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) acredita que o prestígio de Romário, principalmente entre os mais jovens, poderá levar à Comissão de Educação a um patamar de mais destaque.

— Nós temos que aproveitar a sua cara para chamar a atenção de todos para importância de o filho do trabalhador ter as mesmas chances da escola do filho do patrão — declarou Cristovam.

A Comissão de Educação deve voltar a se reunir na semana que vem. Na reunião podem ser votados requerimentos para audiências públicas com os ministros da Educação, Cid Gomes; da Cultura, Juca Ferreira; e do Esporte, George Hilton.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)