Eduardo Amorim diz que aumento da violência coloca Brasil na contramão de tendência mundial

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/03/2015, 15h20

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) chamou a atenção para o aumento contínuo da insegurança no Brasil, com a ocorrência, atualmente, de mais de 50 mil assassinatos por ano. Esse número, ressaltou o senador, coloca o país na contramão da tendência mundial, segundo a Organização das Nações Unidas, que é a de redução desse tipo de crime.

Eduardo Amorim disse que em Sergipe a situação não é diferente. Ele lembrou que Aracaju, capital do estado, está entre as 40 cidades mais violentas do mundo, em ranking elaborado pela por uma organização mexicana.

Na opinião de Eduardo Amorim, a banalização da morte, o tráfico de drogas, a facilidade de acesso de bandidos a armamentos pesados e a falta de investimentos em segurança pública são os motivos do aumento da violência em Sergipe.

No estado, segundo o senador, faltam policiais nas ruas, delegacias estruturadas e integração entre as polícias civil e militar. Diante desse cenário de descaso, disse o senador, o medo aflige as pessoas, que preferem ficar em casa a se expor à violência nas ruas.

— Somos atualmente, como aponta o relatório da Organização das Nações Unidas, o terceiro estado mais violento por número de mortes, proporcionalmente falando, do Brasil. Os homicídios em Sergipe passaram de 526, em 2007, para quase 1000, em 2014, segundo os dados do próprio Ministério da Justiça e da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Eduardo Amorim