Cristovam elogia decisão de Renan de devolver MP ao Planalto por não atender requisito de urgência

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/03/2015, 17h00

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o presidente do Senado, Renan Calheiros, que decidiu devolver uma medida provisória à Presidência da República por considerar que ela não atende o requisito de urgência.

Mas Renan poderia ter feito mais, acrescentou o senador, ao sugerir que o presidente da Casa deveria despertar o Senado para a gravidade do momento, para que os parlamentares deixem a passividade e assumam uma postura de enfrentamento da crise, com proposições.

Porém, para isso, disse Cristovam, a presidente da República, Dilma Rousseff, tem de fazer a sua parte e assumir que a crise atual decorre de seus próprios erros, sem responsabilizar ex-presidentes e reconhecendo que adota medidas diferentes das promessas da campanha eleitoral.

Se a presidente fizer isso, aí ela começa a criar as condições para convocar para um diálogo nacional todos aqueles que sabem que a culpa é dela, do seu governo, mas o problema é de todos nós. Não adianta dizer que o problema é do governo. O problema é do Brasil, a culpa é do governo. É convocando as lideranças críticas que encontraremos um caminho que permita a nós todos sairmos do buracoafirmou o senador.

Cristovam lembrou que o país vive um período de ressaca, depois de bons momentos na economia, e afirmou que agora é hora de tomar medidas. Mas, em sua opinião, a falta de liderança política, intelectual e ética impede o surgimento de decisões acertadas.

Cristovam  afirmou ainda que a retirada de direitos trabalhistas não é uma medida acertada. Para ele, o certo é substituir os atuais direitos por outros mais adequados aos novos tempos, como a capacitação de trabalhadores desempregados para que possam mudar de profissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: