CRA, CDR e CE também definem presidentes

Da Redação | 04/03/2015, 17h04

Mais três comissões permanentes do Senado definiram, nesta quarta-feira (4), seus presidentes para o biênio 2015-2016. Com isso, seis comissões confirmaram formalmente os nomes anunciados na semana passada, após entendimento entre líderes partidários.

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) elegeu como presidente Ana Amélia (PP-RS) e como vice Acir Gurcacz (PDT-RO). Já iniciando os trabalhos, a senadora anunciou para a próxima semana uma audiência pública sobre a situação dos caminhoneiros, que promovem protestos em várias regiões desde a semana passada. A CRA também deve realizar debates, em diferentes cidades, sobre temas como sustentabilidade, sistemas de armazenamento, meio ambiente e reforma agrária.

Na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), foi confirmado o nome de Davi Alcolumbre (DEM-AP). O novo presidente disse que sua primeira ação será buscar a liberação dos recursos de fundos regionais, como o da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), contingenciados pelo ajuste fiscal.

No início da tarde, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) escolheu Romário (PSB-RJ) para comandar os trabalhos no biênio, com Fátima Bezerra (PT-RN) na vice-presidência. Ele anunciou que vai orientar sua atuação por nove temas, que vão do atendimento às crianças e jovens com necessidades especiais ao problema do endividamento dos clubes de futebol.

Na terça-feira (3), haviam sido eleitos os presidentes das Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Cristovam Buarque (PDT-DF); de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Paulo Paim (PT-RS); e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Otto Alencar (PSD-BA).

Nesta quarta, o PT escolheu Delcídio do Amaral (MS) para a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O PMDB ainda não fechou os nomes para as Comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Infraestrutura (CI). A Comissão Senado do Futuro aguarda a indicação do presidente pelo PTB.

O PSDB já escolheu Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A eleição formal deve ocorrer em reunião na próxima semana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)