Cidades inteligentes precisam de cidadãos conectados, ressalta Walter Pinheiro

Da Redação | 04/03/2015, 10h03

Durante o terceiro dia do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, em Barcelona, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) acompanhou nesta quarta-feira (4), ao lado da delegação brasileira, o relato de experiências de sucesso sobre o uso da banda larga em serviços voltados para a infraestrutura das chamadas cidades inteligentes.

Pinheiro observou que as cidades inteligentes precisam de cidadãos conectados e também inteligentes, com acesso à tecnologia.

— Para garantir as cidades inteligentes é preciso dotar os cidadãos de tecnologias. É melhor smart people do que smart city. Os cidadãos inteligentes devem ser providos de acesso às tecnologias e serviços para o cidadão — afirmou.

Na reunião desta quarta, a delegação também debateu temas relativos à tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Brasil, que correspondem a todas as tecnologias utilizadas nos processos informacionais e comunicativos dos cidadãos.

— O crescimento e a inovação com TIC dependem de qualidade e desempenho de rede, além de espectros, mais bandas e melhor uso. A previsão é de uma sociedade com 50 bilhões de conexões até 2020. É uma boa agenda, mas continuo batendo na tese: foco no smart people e investimentos em pesquisa e desenvolvimento. A capacidade de realizar está associada ao desafio de levar ao cidadão os serviços. Ter banda larga sem conteúdo não resolve, e levar conteúdo sem banda larga é impossível — ressaltou.

Regulação

Na terça-feira, o senador participou  do painel com o tema “Regulação — política para apoiar uma sociedade cada vez mais móvel”, durante o Programa Ministerial — cúpula regional da América Latina, que acontece no congresso mundial. Pinheiro defende a criação de uma rede entre o governo, as pessoas e as empresas, denominada Cidadãos Inteligentes.  “Os principais pilares deste projeto são: serviços ao cidadão; transporte e mobilidade; infraestrutura e ecoenergia; segurança e emergências, além de saúde e educação”.

A conferência, organizada pela GSMA, a associação das principais operadoras de telefonia móvel do mundo, acontece até quinta-feira (5), no recinto de feiras de Gran Vía de Hospitalet, em Barcelona e reúne grandes empresas de telecomunicações e informática.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)