Ana Amélia pede solução para crise dos caminhoneiros

Da Redação | 04/03/2015, 21h02

A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou do governo federal uma solução para colocar um ponto final na crise dos caminhoneiros. Ela lembrou que a categoria decidiu dar até o dia dez de março uma pausa no movimento que paralisou rodovias em todo o país. A expectativa da senadora é que neste período seja possível um acordo, uma vez que os prejuízos são de toda ordem.

— As estimativas da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul revelam que a economia gaúcha teve perdas bastante significativas. Um cálculo de R$ 4,6 bilhões em função dos bloqueios gerais que aconteceram — informou a senadora.

O movimento dos caminhoneiros também mostrou, de acordo com Ana Amélia, a grande dependência do Brasil do transporte rodoviário. Por isso, o tamanho do impacto das paralisações desses profissionais.

Ana Amélia mencionou a realização, na tarde desta quarta-feira (4), de um "caminhonaço” na Esplanada das Ministérios, em Brasília. Ela informou que mesmo algumas reivindicações terem sido atendidas, como a sanção sem vetos da Lei dos Caminhoneiros, a categoria ainda reivindica o aumento dos valores dos fretes, a redução das tarifas de pedágio e do preço dos combustíveis.

— A queixa do aumento dos combustível não é apenas do caminhoneiro. É também do cidadão que com sua moto vai botar um litro de gasolina. Qualquer um tem a mesma reclamação — disse a senadora.

Democracia

A senadora Ana Amélia também chamou a atenção para a importância da preservação da democracia. Para ela, não há crise que possa abalar a força das instituições brasileiras. Advogou ainda que os Poderes mantenham um equilíbrio respeitoso.

— Por mais dificuldades, por maiores as crises que possamos ter, teremos todos aqui o compromisso de manter a defesa intransigente da democracia. E a transparência é o caminho para que essa democracia se fortaleça cada vez mais — alertou Ana Amélia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: