Vanessa Grazziotin diz que município de Autazes espera a exploração de silvinita

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/03/2015, 16h31

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) registrou em Plenário os 49 anos da cidade de Autazes, na Região Metropolitana de Manaus. A senadora disse que o município, de 32 mil habitantes, é estratégico para o Brasil, pois concentra uma das maiores jazidas do mundo de silvinita, utilizada na produção de fertilizantes e adubos, como o potássio.

O Brasil hoje tem um déficit na balança comercial significativo por conta da compra de potássio de outros países, disse a senadora. A jazida de Altazes pode tirar o país da dependência da importação do mineral, fundamental para a produção do setor primário. As reservas de silvinita no Amazonas chegariam a 600 milhões de toneladas, segundo autoridades do estado.

— Apesar de ser um município eminentemente agrícola, a expectativa da população e a esperança que a população coloca, sobretudo na bancada federal do estado do Amazonas para que ajudem no processo e no início da exploração dessas atividades, é muito forte. Sem dúvida, o maior de todos os presentes que a bancada federal poderia dar ao município de Autazes, à população daquele município, seria a possibilidade do início da exploração dessa reserva — discursou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)