Fernando Bezerra Coelho diz que falta de água no Brasil é 'ironia cruel'

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/03/2015, 16h59

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) disse que a falta de água é uma cruel ironia em um país onde estão localizadas três das dez maiores bacias hidrográficas do mundo.

Ele frisou que a oferta de água é um problema no Brasil, especialmente na Região Nordeste, que enfrenta seguidas estiagens, com prejuízo para diversas atividades econômicas.

Muitos municípios pernambucanos estão em estado de colapso, informou o senador, e as previsões não são nada animadoras. A situação dos reservatórios é crítica e as usinas das regiões afetadas pela estiagem estão operando muito abaixo da capacidade instalada e custos elevados de produção, segundo ele.

Fernando Bezerra Coelho disse que as consequências da estiagem também se refletem na agricultura, que tem na água seu principal insumo. Em Pernambuco, a seca já dizimou mais de 200 mil animais, reduzindo a produção de leite em 70%.

— A única conclusão a que podemos chegar é de que estamos enfrentando um momento realmente grave que precisa ser discutido e enfrentado com serenidade, coragem e, sobretudo, visão de futuro. Não podemos admitir que problemas como esse voltem a acontecer em um território onde tem  tantas chuvas, tantos mananciais e tantos lençóis freáticos — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Fernando Bezerra Coelho