Cristovam relata a delegação de Camarões experiência da TV digital no Brasil

Iara Guimarães Altafin | 03/03/2015, 14h07

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), recebeu nesta terça-feira (3) representantes do governo de Camarões e da rede de rádio e televisão pública daquele país, a CRTV, que visitam o Brasil para conhecer a experiência brasileira de implantação da TV digital.

O interesse da delegação, conforme explicou o diretor-geral da CRTV, Amadou Vamoulké, é o de conhecer o processo de migração do sistema analógico para o digital no Brasil e a forma como é feita a gestão da comunicação social no país. O compartilhamento de torres de transmissão foi destacado por Vamoulké como uma boa solução adotada pelo Brasil, capaz de aumentar a eficiência dos serviços e reduzir custos.

Cristovam e assessores da CCT apresentaram aos visitantes os principais aspectos do processo de migração de sistemas, em curso no Brasil. Wakata Bolvine, coordenador do projeto de TV digital de Camarões, perguntou sobre a constituição de fundo público para apoiar a migração das TVs abertas para o sistema digital. Em resposta, o presidente da CCT e assessores da comissão explicaram como se dá o aporte de recursos no fundo e a divisão de papéis entre Legislativo e Executivo na formulação de políticas e regulamentações para o setor.

Questionado sobre a representatividade da diversidade racial brasileira na mídia, Cristovam relatou as discrepâncias sociais existentes no país e reafirmou a convicção de que o fortalecimento da educação é o caminho para a superação das desigualdades.

Após a visita à CCT, a delegação de Camarões conheceu o trabalho realizado pela TV Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)