CMA, CCT e CDH elegem presidentes

Da Redação | 03/03/2015, 14h48

Três comissões permanentes do Senado confirmaram nesta terça-feira (3) seus presidentes para o biênio 2015-2016. Os nomes já haviam sido acertados na semana passada após negociação entre os líderes partidários.

Na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), foi eleito Cristovam-Buarque (PDT-DF), que citou como prioridade do colegiado a promoção da competitividade do país por meio do avanço em ciência e tecnologia.

Na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Paulo Paim (PT-RS) foi confirmado para presidir os trabalhos pela terceira vez. Ele ocupou o cargo nos biênios 2007-2008 e 2011-2012. Ao assumir a presidência novamente, Paim já anunciou um debate sobre as medidas provisórias que restringem a concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários, como o seguro-desemprego e a pensão por morte (MPs 664/2014 e 665/2014).

Já na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), foi escolhido como presidente Otto Alencar (PSD-BA), eleito em outubro passado para seu primeiro mandato como senador. Ele adiantou que vai pedir ao presidente do Senado, Renan Calheiros, a realização de uma sessão temática em Plenário sobre a transposição do Rio São Francisco.

A CMA foi a única comissão a definir também o vice-presidente: Ataídes Oliveira (PSDB-TO). A CCT e a CDH farão a eleição do vice em suas próximas reuniões.

Nesta quarta-feira (4), serão eleitos os presidentes das Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). Na CDR, foi definido o nome de Davi Alcolumbre (DEM-AP). Na CE, o indicado é Romário (PSB-RJ). Ambos eram deputados federais e iniciaram seus primeiros mandatos no Senado neste ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)