Debate sobre crise aponta necessidade da reforma política

Da Redação | 27/02/2015, 17h32

A reforma política voltou a ser destaque no debate entre os senadores na quarta edição da série de encontros Conversa com  Cristovam. No fórum, realizado na noite desta quinta-feira (26), no auditório do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), no Senado, autoridades, acadêmicos, economistas, médicos, entre outros participantes, discutiram o momento pelo qual passa o país.

As análises abordaram desde o tipo de crise — se econômica, política ou filosófica — até a opinião de que se trata de uma cultura e um problema estrutural. Em comum, entre as manifestações, está a constatação de que "a crise é grande e se espalha por diversos setores".

Fim da reeleição

O senador João Capiberibe (PSB-AP) defendeu a reversão da Emenda Constitucional 16, que permitiu a reeleição no Poder Executivo. Para ele, uma das principais medidas para combatê-la seria o fim da possibilidade de reeleição.

— Para começar é preciso dar o primeiro passo, “desemendar” a emenda 16. Acabar com a reeleição. Depois vamos discutir o resto — explicou Capiberibe.

Já o senador Cristovam Buarque afirmou que há profetas e políticos no país, mas que falta um estadista.

— Não estou preocupado com a queda do PIB. Estou preocupado com a perda da qualidade de vida causada por essa queda — disse o representante do Distrito Federal.

O diretor da área internacional do IPEA, Renato Baumann, afirmou que falta rumo ao país.

— Nós não temos um norte. Estamos rodando em círculos e não temos uma perspectiva de recuperação — disse.

Já para a professora do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), Eda Machado, o problema principal está na educação. Ela observou que o brasileiro nem está se indignando mais.

— As universidades tinham que gritar, mas o que fazem? Esquecem de passar valores aos jovens, que deveriam incorporar essas mudanças. Há uma crise tremenda de valores. Perdemos a indignação, a vergonha — reclamou.

Marcel Bursztyn, professor da Universidade Brasília (UnB) alertou para a “perda de chão, a sensação de que estamos sem confiança para caminhar" e lembrou que tem havido "diversas manifestações muito críticas aos políticos em geral, vistos como culpados pela falta de credibilidade na política e falta de rumo no país".

No final do evento, o senador Buarque sinalizou a continuidade das discussões:

— Nós estamos vivendo um terremoto e precisaremos de mais reuniões como essa para discutir soluções em curto, médio e longo prazo. Enquanto tiver crise, faremos outras reuniões como esta — afirmou.

O debate também contou com a presença do senador Elmano Férrer (PTB-PI), do deputado distrital Professor Reginaldo Veras (PDT-DF), da embaixadora da União Europeia no Brasil Ana Paula Zacarias, de economistas, professores, políticos e profissionais de diversos setores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)