Escolha de presidentes das comissões do PMDB e PT fica para próxima semana

Da Redação | 26/02/2015, 12h16

O PMDB já escolheu a senadora Rose de Freitas (ES) como presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), mas deve ficar para a próxima terça-feira (3) o anúncio de quem presidirá as três comissões permanentes que ainda cabem ao maior partido do Senado. A disputa pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Sociais (CAS) e Serviços de Infraestrutura (CI) estão abertas. Na prática, a escolha da CCJ, considerada a mais importante da Casa, condiciona as das outras duas comissões.

Os mais cotados para assumir a CCJ são atualmente os senadores Edison Lobão (MA) e José Maranhão (PB) — uma vez que o senador Garibaldi Alves Filho (RN) garante que não está na disputa.

— Não estou disputando, não. Eu diria [que teria interesse pela] CAE [Comissão de Assuntos Econômicos], mas ela já foi designada para o PT — afirmou nesta quinta-feira (26) ao chegar no Congresso.

A CAE, aliás, é outra cuja presidência está em debate. Não há consenso no PT sobre o nome do novo presidente, que poderá ser a senadora Gleisi Hoffman (PR) ou o senador  Delcídio do Amaral (MS).

—Isso deve ser definido até a semana que vem — previu Delcídio.

No fim da sessão ordinária desta quarta-feira (25), nove partidos oficializaram as indicações para as comissões permanentes do Senado. Os blocos partidários Socialismo e Democracia (PSB, PCdoB, PPS e PSOL) e União e Força (PR, PTB, PRB  e PSC), além do DEM, nomearam seus representantes nas comissões.

As indicações dos partidos para as comissões deverão continuar ao longo desta semana. Seis partidos ainda devem nomear seus representantes. Com isso, os trabalhos das comissões poderá ser iniciado, sendo o primeiro passo a eleição dos presidentes e vice-presidentes, já definida por acordo entre líderes partidários.

A Comissão Senado do Futuro (CSF) será comandada pelo PTB, que não havia recebido a direção de nenhuma outra comissão permanente. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) será reconduzida ao cargo de procuradora especial da Mulher. Já a Comissão Mista Permanente de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) terá a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) como presidente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Comissões Partidos