Reunião de líderes confirma acordo para definição de presidências de comissões

Da Redação | 25/02/2015, 13h21

Terminou há pouco a reunião de líderes do Senado para tratar das indicações dos próximos presidentes das comissões permanentes da Casa. A divisão entre os partidos e os nomes já definidos foram comunicados ao presidente Renan Calheiros.

Ao deixar o encontro, na sala da Presidência, o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), comemorou o entendimento entre os partidos.

— Tudo resolvido. Restabelecemos uma tradição da Casa, que é a de respeitar a proporcionalidade das legendas. Fizemos um entendimento que permitiu que todos os partidos fossem contemplados. As comissões já podem ser instaladas, e os presidentes pode ser eleitos por aclamação — explicou.

Pela divisão combinada, o PMDB, partido com maior número de representantes no Senado, ficará com três comissões: Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Infraestrutura (CI) e Assuntos Sociais (CAS). Uma reunião ainda nesta quarta (25) pode definir os titulares.

O PT terá dois colegiados: Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que deve ser comandada por Paulo Paim (RS), e Assuntos Econômicos (CAE), ainda sem definição.

O PSDB ficou com a Comissão de Relações Exteriores (CRE), que deve ser presidida por Aloysio Nunes Ferreira (SP). O PSB terá o direito de assumir a Educação (CE), tendo à frente Romário (RJ). Já o PSD teve o direito de comandar a Comissão de Meio Ambiente (CMA). A tarefa ficará com Otto Alencar (BA).

Segundo Eunício Oliveira, também já estão definidas as seguintes presidências das comissões: Ciência e Tecnologia (CCT), com Cristovam Buarque (PDT-DF); Desenvolvimento Regional (CDR), com Davi Alcolumbre (DEM-AP); e Agricultura e Reforma Agrária (CRA), com Ana Amélia (PP-RS).

Para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, está confirmado o nome de João Alberto Souza (PMDB-MA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Comissões Lideranças Política