Randolfe Rodrigues pede CPI para investigar contas de brasileiros no exterior

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/02/2015, 15h30

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) defende a instalação de uma CPI para investigar suspeitas de sonegação fiscal por meio de contas de brasileiros no banco HSBC, na Suíça. Ele também quer que a Receita Federal e a Polícia Federal cuidem do caso.

O escândalo, conhecido como Swiss Leaks, veio a público com a divulgação de documento sobre contas secretas mantidas na Suíça pelo HSBC. O banco teria ajudado clientes a esconder bilhões de dólares em ativos.

Randolfe ressaltou que há mais de 8 mil contas de brasileiros, com movimentações entre 2006 e 2007 equivalentes a R$ 20 bilhões. Ele fez questão de dizer, porém, que não se pode concluir que todas estejam envolvidas em irregularidades.

— A provável sonegação pode representar o mesmo valor que está sendo proposto para o ajuste fiscal das contas públicas brasileiras. Portanto, um escândalo dessa proporção e dessa natureza necessita que se tenha informações sobre milhões que podem ter sido sonegados da fazenda brasileira dos cofres públicos brasileiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Bancos Senador Randolfe Rodrigues