Nota do Itamaraty sobre a situação na Venezuela foi hipócrita e covarde, diz Aloysio Nunes

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/02/2015, 15h35

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) fez nesta quarta-feira (25) duras críticas à posição do governo brasileiro em relação à situação política na Venezuela. Ele qualificou de hipócrita a nota na qual o Palácio do Planalto pede a retomada do diálogo entre o governo do presidente Nicolás Maduro e a oposição na Venezuela.

Aloysio Nunes acusou o governo de colocar no mesmo patamar um governo tirânico e que abusa da violência contra opositores e as pessoas que lutam pela conservação do que resta de democracia na Venezuela.

— Uma nota hipócrita, covarde, como se a oposição estivesse se recusando a dialogar com o governo Nicolás Maduro. Mas é impossível dialogar com a arma na cabeça. É impossível dialogar dentro dos cárceres. O que a oposição venezuelana tem dito é que é preciso que haja liberdade para que se dê um diálogo político, digno desse nome. Como se houvesse ali uma falta de diálogo e não a violência, a violência contra a oposição, contra a democracia, contra os direitos humanos — acusou.

Censura da imprensa, asfixia do Judiciário e desrespeito sistemático das cláusulas democráticas que devem ser seguidas pelos países membros do Mercosul são algumas das violações cometidas pelo governo venezuelano citadas pelo parlamentar.

Aloysio Nunes disse que o Partido dos Trabalhadores incorre no mesmo erro, ao endossar a tese do governo Maduro, segundo a qual a oposição naquele país tem motivações golpistas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Aloysio Nunes Ferreira