Publicações do Senado abordam reforma política

Da Redação | 24/02/2015, 16h13

No início da sessão temática sobre reforma política, nesta terça-feira (24), o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou o lançamento, neste mês, de duas publicações da Casa que tratam dos diversos assuntos que compõem o tema: a 24ª edição da revista Em Discussão! e o livro Resgate da Reforma Política — diversidade e pluralismo no legislativo, organizado pela Consultoria Legislativa e editado pela Coordenação de Edições Técnicas do Senado.

As publicações, segundo Renan, representam, assim como a sessão temática, iniciativas da Casa na busca pelo aperfeiçoamento das regras político-eleitorais, contribuindo para elevar o nível do debate sobre o tema.

A revista foi elaborada pela Secretaria de Comunicação Social especialmente para o início desta legislatura que tem a reforma política como prioridade. Além de cada um dos principais temas que compõem a reforma, como financiamento de campanhas, eleição para deputados, reeleição, voto facultativo e participação das mulheres na política, a 24ª edição de Em Discussão! também aborda os desafios a serem superados para que as normas eleitorais sejam alteradas.

Na publicação, de 48 páginas, estão registrados os esforços do Senado e dos senadores até hoje para apresentar propostas e promover discussões que contribuam para amadurecer o debate e levar às melhores decisões sobre um tema de grande complexidade.

As informações são apresentadas de forma didática, ilustrada com imagens e infografias sobre os diversos pontos de vista e aspectos da reforma política, como forma de ampliar o conhecimento da população sobre as regras atuais e suas alternativas, tendo em vista que uma das condições para que a reforma seja bem sucedida é que ela seja conduzida com o máximo de legitimidade entre os eleitores. “A revista trouxe à tona o tema da reforma política de um ponto de vista mais jornalístico, porém sem perder o cunho reflexivo, como é peculiar à publicação”, declarou o presidente do Senado.

Artigos

Já o livro da Consultoria Legislativa traz artigos de especialistas nos diversos tópicos da reforma política.

— A obra, além de ter sido redigida por profissionais que reúnem aptidões acadêmicas destacadas, incorpora a experiência que os autores acumularam na vivência diária no assessoramento do processo legislativo. O livro também evidencia algumas premissas indispensáveis para que se avance na tão aguardada reforma política, afirmou Renan.

O livro será lançado oficialmente nesta terça-feira (24), às 18h30, na Biblioteca do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Reforma Política