Grupo de servidores que vai propor política contra violência no trabalho faz primeira reunião

Da Redação | 18/02/2015, 15h00

O grupo de trabalho que vai elaborar uma política de prevenção e combate à violência no trabalho no Senado começou suas atividades na última sexta-feira (13). O objetivo da equipe multidisciplinar é elaborar uma minuta de ato para propor ao primeiro-secretário, senador Vicentinho Alves (PR-TO), e estabelecer um fluxograma de recebimento e tratamento de possíveis denúncias de agressões físicas, assédio moral ou sexual e quaisquer outros tipos de violência.

O grupo, coordenado pela psicóloga Camila Hummel, do Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional, conta com representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas, do Núcleo de Comissão Processante, da Polícia do Senado, da Advocacia do Senado e do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, além de servidores com experiência na área.

— Não existe um canal único de recebimento. As denúncias chegam fragmentadas, espontaneamente ou diretamente por processo administrativo disciplinar — explica Camila, ressaltando a importância de se sensibilizar e falar sobre o tema.

Hoje, de acordo com a coordenadora, as pessoas ficam perdidas, sem saber onde procurar ajuda, e não se sentem seguras para romper o silêncio.

Na primeira reunião, os servidores conheceram os objetivos do grupo, debateram conceitos e compartilharam experiências. Também foi estabelecida uma agenda de trabalho com reuniões semanais, às segundas-feiras.

— A educação sobre esse tema é mais importante que a punição. A punição é a última instância — frisou o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Rodrigo Brum.

A previsão é de que as atividades, parte do Programa Dignidade e Respeito no Trabalho, sejam concluídas em três meses.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Trabalho Violência