Negociações para a Presidência do Senado continuam

Da Redação | 01/02/2015, 15h33

As negociações para a eleição para presidente do Senado continuam e atrasam o início da primeira reunião preparatória da posse dos 27 senadores, marcada para as 15h. Somente depois da posse ocorrerá a segunda reunião preparatória, destinada a eleger o presidente do Senado. Há dois candidatos, ambos do PMDB, maior bancada do Senado: Renan Calheiros (AL) e Luiz Henrique (SC).

Esta é quarta eleição que Renan enfrenta para presidente do Senado. Luiz Henrique chegou ao Plenário acompanhado dos colegas de partido Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Waldemir Moka (PMDB-MS), além de outros senadores, entre eles Benedito de Lira (PP-AL), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Cristovam Buarque (PDT-DF), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Ana Amélia (PP-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Propostas semelhantes

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que Luiz Henrique e Renan têm propostas semelhantes e que as escolhas serão mais pessoais que políticas. Já o líder do partido, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que não importa quem vença.

— Como líder do partido, tenho o dever de harmonizar a bancada — afirmou Eunício.

Já o PT ainda busca maior coesão na bancada. Mesmo o partido tendo decidido neste sábado (31) apoiar Renan Calheiros, os senadores voltaram a se reunir no início da tarde deste domingo. A reunião foi interrompida porque o líder Humberto Costa (PT-PE) foi chamado à Presidência do Senado. Há expectativa de o encontro dos petistas ser retomado antes do início da reunião da posse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições no Senado