Kátia Abreu deixa ministério para tomar posse no Senado

Da Redação | 01/02/2015, 14h26

Uma edição extra do Diário Oficial da União foi publicada neste sábado (31) com a exoneração de cinco ministros de Estado para que tomem posse de seus cargos no Congresso Nacional neste domingo. Kátia Abreu (PMDB-TO) deixou o Ministério da Agricultura para ser empossada nesta tarde (1º) no Senado. A senadora foi reeleita nas eleições de outubro.

A situação de Kátia Abreu é diferente daquela vivida pelos outros dois senadores que integram o ministério de Dilma Rousseff: Armando Monteiro (PTB-PE), da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, e Eduardo Braga (PMDB-AM), de Minas e Energia. Eleitos em 2010, eles tomaram posse no Senado em 2011 e ainda têm quatro anos de mandato pela frente.

Os suplentes dos ministros também não precisam tomar posse agora. Douglas Cintra (PTB-PE), substituto de Armando, já exerceu o cargo em 2014. Já Sandra Braga (PMDB-AM), suplente de Eduardo Braga, foi empossada em janeiro.

Todos os ministros serão nomeados novamente para os cargos no Executivo, deixando a vaga no Congresso para seus suplentes. De acordo com a Constituição, deputados e senadores não podem ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

Os demais ministros afastados temporariamente são os deputados federais Pepe Vargas (PT-RS), ministro da Secretaria de Relações Institucionais; Patrus Ananias (PT-MG), ministro do Desenvolvimento Agrário; Edinho Araújo (PMDB-SP), ministro da Secretaria de Portos; e George Hilton (PRB-MG), ministro do Esporte.

Com informações da Agência Brasil

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: