513 deputados são empossados na Câmara

Da Redação | 01/02/2015, 13h39

A Câmara dos Deputados realizou a primeira reunião preparatória na manhã deste domingo (1º) para dar posse aos 513 deputados eleitos em outubro.

O deputado Miro Teixeira (Pros-RJ) presidiu os trabalhos por ser o mais idoso entre os com maior número de mandatos. Todos os 513 deputados prestaram o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Entre os empossados, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados — que chegam à Câmara pela primeira vez. Após a cerimônia de posse, os deputados terão até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30, ocorre a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora, que é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos têm mandato de dois anos.

Candidatos à Presidência da Câmara

Até agora, quatro parlamentares registraram candidaturas à Presidência da Casa: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG). Os nomes para os demais cargos devem ser definidos na reunião de líderes de domingo. O prazo final para o registro das candidaturas na SGM se encerra às 17h, e a eleição da Mesa começa às 18h.

Senado

No Senado, os senadores eleitos em outubro do ano passado vão tomar posse, às 15h, para exercerem mandato até 2023. Em seguida será realizada a eleição da Mesa (que inclui ainda duas vice-presidências e quatro secretarias, além de vagas de suplentes).

Os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Luiz Henrique (PMDB-SC) disputam a Presidência do Senado para o biênio 2015–2016.

Com informações da Agência Câmara

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Câmara dos Deputados