PT se reúne em instantes para definir apoio na eleição à presidência do Senado

Anderson Vieira | 31/01/2015, 15h19

Senadores do PT vão se reunir às 15h30 para tratar da sucessão presidencial do Senado. O partido deve definir se apoia o atual presidente Renan Calheiros (AL) ou o adversário dele na disputa, Luiz Henrique (SC), também do PMDB. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) foi uma das primeiras a chegar para a reunião.

A bancada fez uma primeira reunião na sexta-feira (30). Depois do encontro, o senador Humberto Costa (PE) disse que existe uma apreço especial dos petistas pelo senador Luiz Henrique. Entretanto, registrou que o partido “tenderá a votar em torno do critério de proporcionalidade e da indicação da bancada”. A maioria do PMDB anunciou Renan Calheiros como candidato.

Na reunião deste sábado também serão discutidos os nomes para os cargos da Mesa - já que o PT tem direito a duas escolhas -, para as comissões permanentes e para a liderança do partido.

O PT vai começar a próxima legislatura com 13 senadores. O presidente e demais integrantes da Mesa do Senado têm mandatos de dois anos. Todos serão eleitos em votação secreta no Plenário, por maioria simples de votos, com a presença da maioria absoluta (41) dos 81 senadores.

De acordo com o Regimento Interno do Senado, a composição da Mesa deve seguir, na medida do possível, a representação proporcional dos partidos e blocos parlamentares na Casa. Por essa regra, o PMDB, dono da maior bancada, deve indicar o presidente, o segundo-vice-presidente e o suplente de quarto-secretário. O PT, que tem 13 senadores, deve indicar o primeiro-vice-presidente e o segundo-secretário.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições no Senado Política