Luiz Henrique participa da reunião do PSDB

teresa-cardoso | 31/01/2015, 17h16

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) acaba de chegar para a reunião em que o PSDB decidirá oficialmente que candidato apoiará para presidir o Senado pelos próximos dois anos. Tendo obtido apenas quatro votos na reunião em que o PMDB posicionou-se pela reeleição do senador Renan Calheiros, hoje presidente da Casa, Luiz Henrique anunciou que disputará os votos em plenário como candidato avulso.

A eleição para presidente do Senado é objeto da segunda sessão plenária a realizar-se neste domingo, quando se inaugura a 55ª legislatura.

Na primeira sessão, o presidente do Senado, Renan Calheiros, conduzirá os trabalhos para dar posse aos 27 senadores que chegam à Casa neste ano. Em seguida, ele convocará uma segunda sessão, que será presidida pelo senador Jorge Viana (PT-AC) e que se encerrará com a eleição do novo presidente do Senado.

Uma terceira sessão deverá então ser convocada para a eleição dos outros membros da Mesa – duas vice-presidências e quatro secretarias, além de vagas de suplentes.

Nesta sexta-feira (30), Renan Calheiros foi indicado candidato oficial do PMDB para reeleger-se presidente do Senado. O presidente do Senado é escolhido por maioria simples e voto secreto, desde que estejam presentes pelo menos 41 senadores em Plenário.

Além de Renan Calheiros e Luiz Henrique, outras candidaturas avulsas poderão se lançar durante a decisão plenária deste domingo, pois não há impedimento para isso no Regimento do Senado.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições no Senado Política