Marta Suplicy

Da Redação | 30/01/2015, 20h32


Estado: São Paulo
Partido: PMDB
Biografia: Nascida em São Paulo em 1945, Marta Teresa Smith de Vasconcellos Suplicy é psicóloga e sexóloga. Foi casada com o ex-senador Eduardo Suplicy, com quem tem três filhos.
Trajetória política: Primeira mulher eleita para o Senado por São Paulo, em 2010. Tem nove livros publicados e ficou famosa na década de 1980 ao apresentar um quadro no programa TV Mulher. Ingressou na política em 1994, eleita deputada federal pelo PT. Em 2000, foi eleita prefeita da capital paulista. Hoje é filiada ao PMDB.
Eleição/atuação: Foi ministra do Turismo no segundo mandato do governo Lula, quando lançou o Plano Nacional do Turismo. Voltou ao Executivo no governo Dilma Rousseff na pasta da Cultura, de 2012 a 2014. No período, criou o Vale-Cultura, benefício a trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos para gastos com cultura. Entre as propostas apresentadas por Marta, destacam-se as que tratam da assistência à mulher vítima de violência e as que vedam discriminação de trabalhador em virtude de orientação sexual.
Suplentes: Antonio Carlos Rodrigues e Paulo Frateschi

 

 

 

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: