Cidadão poderá acompanhar em tempo real detalhes da posse e da eleição no domingo

Da Redação | 30/01/2015, 16h45

A partir das 14h deste domingo (1º), a Agência Senado, a Rádio Senado e a TV Senado vão transmitir, ao vivo, as informações e desdobramentos da posse dos novos senadores, às 15h, e da eleição do presidente da Casa para o biênio 2015-2016. No dia seguinte, a cobertura continuará com a abertura oficial do ano legislativo.

Todas as áreas de comunicação da Casa estarão envolvidas na cobertura. A Agência Senado divulgará, em tempo real, matérias e entrevistas em vídeo. O Jornal do Senado terá uma edição especial, ainda no domingo, com o perfil dos 81 senadores da Casa e com especiais sobre a eleição para os cargos da Mesa do Senado e a abertura do ano legislativo.

A Rádio Senado contará com a participação do consultor legislativo Gilberto Guerzoni nos dois dias, além de cinco repórteres que transmitirão toda a expectativa, notícias da eleição do presidente da Casa e a repercussão das mensagens do Executivo, Legislativo e Judiciário. Todas as matérias serão distribuídas para cerca de 2.200 rádios conveniadas.

No domingo, a TV Senado contará com a participação da ex-secretária-geral da Mesa Cláudia Lyra no programa Senado 2015, que terá início às 14h. Ancorado em estúdio pela jornalista Dinalva Ferreira, o programa vai traduzir para o telespectador todo o rito das sessões. O especial contará com links de repórteres espalhados pelas dependências do Senado, como o Túnel do Tempo e o Salão Azul, e equipes de cobertura jornalística participando ao vivo com convidados.

Na segunda-feira, a partir das 13h50, Cláudia Lyra volta à TV Senado para participar do programa Congresso 2015, que contará com a colaboração do cientista político André César. Também nesse dia as equipes de reportagem entrarão ao vivo mostrando os preparativos para a sessão de reabertura dos trabalhos do Congresso e entrevistando parlamentares e convidados.

— Nossa equipe de jornalismo está preparando a transmissão e cobertura dos dois eventos desde a segunda semana de janeiro. Reportagens especiais sobre os novos senadores, as bancadas estaduais e a composição do Senado foram realizadas para que o cidadão brasileiro possa acompanhar e entender o que está acontecendo no Senado — destacou a diretora adjunta da TV Senado, Antônia Márcia.

Ainda será feita uma parceria com a TV Câmara para mostrar como se desenrola a sessão de posse dos novos deputados e as eleições dos dirigentes daquela Casa. A sessão do Senado será transmitida ao vivo, na íntegra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)