Bancada do PT pedirá apoio de candidato a presidente às reformas política e tributária

Elina Rodrigues Pozzebom | 30/01/2015, 15h40

A bancada do PT pedirá ao candidato que vier a apoiar para a Presidência do Senado apoio às reformas política e tributária. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (30) pelos senadores petistas, que resolveram aguardar a posição sobre a candidatura oficial do PMDB, para definir seu apoio. Os petistas se encontrarão mais uma vez no sábado (31), a partir das 15h30, para discutir a eleição do novo presidente da Casa.

A candidatura do PMDB ao Senado deve ser oficializada após reunião prevista para o fim da tarde desta sexta-feira. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) já se lançou, e o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pode disputa a eleição, a depender da posição dos colegas de bancada. Luiz Henrique tem declarado à imprensa que será candidato, ainda que de forma avulsa, contra Renan ou outro nome. A eleição ocorrerá no domingo (1º).

- A tendência é que votemos no candidato oficial, por isso nosso desejo de que eles possam se entender. Porque são dois senadores que têm muito a contribuir com o Parlamento – disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), ao fim da reunião desta sexta.

Segundo Humberto, a bancada do PT espera que o PMDB chegue a um entendimento. Ele frisou o respeito dos senadores petistas por ambos e mencionou um “apreço especial” pelo senador Luiz Henrique. Entretanto, registrou que o partido “tenderá a votar em torno do critério de proporcionalidade e da indicação da bancada”.

Plataforma

Os parlamentares petistas resolveram trabalhar em uma “pequena plataforma” a ser apresentada ao candidato que o PT vier a apoiar. Entre eles, prioridade no debate sobre as reformas política, tributária, além de mudanças no regimento do Senado como o rodízio de relatorias de projetos e de medidas provisórias, tudo em nome de uma “maior oxigenação no Senado”.

- São alguns pontos que consideramos importantes serem discutidos e votados nessa legislatura, propostas em termos de novos procedimentos para um funcionamento mais democrático do Senado, entre eles maior rodízio de relatores de projetos importantes, discussão de presidência de comissões temporárias, enfim, para que todos os partidos e senadores tenham oportunidade de contribuir com o processo legislativo do país – declarou.

Na reunião de sábado também serão discutidos os nomes para os novos cargos da Mesa, já que o PT tem direito a duas escolhas, para as presidências de comissões e quem vai integrá-las e para a liderança do partido.

Participaram da reunião os senadores Paulo Paim (RS), Jorge Viana (AC), Gleisi Hoffmann (PR), Ana Rita (ES), José Pimentel (CE), Walter Pinheiro (BA), Delcidio Amaral (MS), Regina Sousa (PI) e os eleitos Fátima Bezerra (PB) e Paulo Rocha (PA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)