Novos painéis do Plenário são vitrine da modernização do Senado

Da Redação | 29/01/2015, 18h03

Uma das melhorias mais visíveis propiciadas pelo aumento dos investimentos no Senado são os novos painéis eletrônicos do Plenário. Em operação desde o fim do ano passado, os equipamentos vão facilitar o trabalho dos senadores, por apresentarem mais informações que os modelos anteriores.

— É um salto tecnológico enorme. O painel antigo era da década de 1980 e já era difícil encontrar peças de reposição — explica Sérgio Bonifácio, coordenador do sistema de votações eletrônicas do Senado.

Os novos painéis são compostos por 18 telas full HD (definição máxima) dispostas verticalmente dos dois lados do Plenário. A tecnologia permite inserir conteúdos legislativos que antes não podiam ser exibidos, como as orientações de liderança, as votações simbólicas e imagens ao vivo de audiências e dos oradores na tribuna.

Um dos desafios do grupo de trabalho encarregado da mudança, segundo Bonifácio, foi respeitar a configuração visual do Plenário, que faz parte de um conjunto arquitetônico tombado pelo patrimônio histórico.

Os painéis não são a única mudança no Plenário. Os senadores passaram a contar com novos postos de votação, menos devassáveis — nos antigos, a digitação podia ficar visível a quem estivesse nas galerias. Agora, o senador puxa uma pequena bandeja em sua mesa, digita sua senha e vota. Os parlamentares portadores de deficiência terão postos de votação adaptados.

O equipamento usado pelo presidente do Senado para abrir e encerrar as votações também será trocado e passará a ter tela sensível ao toque (touchscreen). O sistema ainda receberá melhorias que tornarão possível publicar quase instantaneamente na internet o resultado das votações.

As mudanças não ocorreram apenas no Plenário. No decorrer deste ano todas as comissões contarão com painéis eletrônicos, postos de coleta biométrica da presença nas reuniões e notebooks para consulta e votação de itens da pauta pelos senadores.

O hardware e o software dos novos painéis, assim como sua montagem e instalação, são responsabilidade da Visual Sistemas Eletrônicos, empresa contratada pelo Senado por aproximadamente R$ 1,2 milhão. A operação do equipamento está a cargo de servidores da Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)