PSB quer discutir propostas com candidatos à Presidência do Senado

Anderson Vieira | 28/01/2015, 14h42

O PSB vai apresentar um programa com propostas a serem levadas aos candidatos à Presidência do Senado. A partir da discussão desses temas — que incluem as reformas política e tributária, um novo pacto federativo e mudanças no Regimento Interno da Casa — a legenda vai definir se apoia alguém ou se lança um candidato próprio, no caso, o senador Antonio Carlos Valadares (SE). O PSB terá seis senadores na próxima legislatura.

— Já estamos discutindo essas ideias. Se nenhum candidato se apresentar disposto a analisar isso, manteremos nossa proposta [do senador Valadares]. Mas não é esse nosso esforço. Nosso esforço é construir uma candidatura de todos, com proposta clara para se relacionar com a agenda da população brasileira — afirmou a líder do PSB, Lídice da Mata (BA), à Agência Senado, na terça-feira (28).

Até agora, somente o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) anunciou oficialmente que disputará a Presidência na eleição que ocorrerá no domingo (1º), após a posse dos 27 senadores eleitos em outubro passado.

Para Lídice da Mata, a demora na definição de candidatos à Presidência é ruim para a instituição e para a sociedade.

— Deixar para apresentar a candidatura na última hora é muito ruim. Na Câmara, por exemplo, há meses os candidatos estão apresentando suas propostas e debatendo questões da administração da Casa, com o acompanhamento da sociedade — opinou.

Segundo Lídice, o partido não veta nenhum nome e está disposto a respeitar a proporcionalidade, que tradicionalmente reserva o cargo de presidente ao partido com mais senadores (no caso o PMDB). Ela disse, no entanto, que o PSB só vai apoiar o candidato que se comprometer com as propostas apresentadas.

Além das reformas política e tributária e da elaboração de um novo pacto federativo, o partido também quer garantir a participação de mais senadores nas relatorias de projetos e nas presidências de comissões, por meio de alterações no Regimento Interno. O objetivo, segundo ela, é democratizar a Casa e diminuir a concentração de poderes.

Além de definir o presidente do Senado, que também preside as sessões do Congresso Nacional, os parlamentares vão eleger no dia 1º os demais integrantes da Mesa. A definição dos cargos também costuma seguir a proporcionalidade da representação no Senado. Nesse caso, a Primeira-Vice-Presidência ficaria com o PT.

A bancada do PSB divulgou à tarde uma nota em que apresenta formalmente sua posição em relação à eleição do próximo presidente do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições no Senado Política