Rádio Senado ampliará alcance em 2015

Da Redação | 16/01/2015, 16h37

Em 2015, a Rádio Senado ampliará sua presença nacional, passando a ter frequência própria nas cinco regiões do país.

Hoje, além de Brasília, a Rádio pode ser sintonizada em nove capitais — Macapá (AP), Manaus (AM) e Rio Branco (AC), na Região Norte; Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), São Luís (MA) e Teresina (PI), no Nordeste; e Cuiabá (MT), no Centro-Oeste. Essa presença se deve a acordos firmados, em alguns casos, com as assembleias legislativas locais e, em outros, com universidades.

Para este ano, estão sendo finalizados acordos em mais quatro capitais — no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

— Essa presença é importante porque, onde não estivermos, só se pode ouvir a Rádio Senado pela internet. Na praça onde estamos instalados, o ouvinte pode nos acompanhar, por exemplo, no carro — explica o diretor da Rádio Senado, Ivan Godoy.

Outra vantagem da presença em novas cidades, segundo Godoy, é a ampliação do contato direto com o público. Embora a produção jornalística se concentre em Brasília, a Rádio Senado procura inserir em sua programação noticiário de interesse dos ouvintes das cidades em que tem frequência própria.

Novas ferramentas, como o aplicativo para celular WhatsApp, permitem que as mensagens do público sejam lidas em tempo real no estúdio, conta o diretor da rádio.

— A gente tem sentido o retorno. Em lugares como Rio Branco, devido ao fuso horário, as notícias da Rádio Senado começam às 5h30 da manhã, com o Senado é Mais Brasil, que começa às 6h30 de Brasília. Por sermos um dos primeiros veículos a transmitir notícias na manhã, somos ouvidos por quem já está trabalhando. Talvez exista a impressão de que uma rádio legislativa só é ouvida por uma camada que teve mais acesso aos estudos, mas pessoas mais humildes também nos escutam, o que nos estimula a buscar uma linguagem acessível.

A programação da Rádio Senado também promete novidades em 2015. O programa Conversa com o Senador, de entrevistas curtas sobre as trajetórias dos parlamentares além da política, trará perfis dos novos senadores, que tomarão posse no dia 1º de fevereiro.

— Procuramos que o ouvinte sinta a relação entre a realidade dele e a atividade do Senado. É preciso superar cada vez mais o “legislês” — conclui Ivan Godoy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Rádio Senado