Rodrigo Rollemberg despede-se do Senado e defende a valorização da instituição

Da Redação | 18/12/2014, 19h28

Em pronunciamento nesta quinta-feira (18), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que assumirá o governo do Distrito Federal em 1º de janeiro de 2015, despediu-se do Senado e defendeu a valorização da Casa, da qual também é servidor licenciado. O primeiro-suplente de Rollemberg é Hélio José da Silva Lima, que deverá assumir o cargo em breve.

Rollemberg disse que o Senado dispõe de um corpo qualificado de funcionários, e agradeceu a todos os servidores da instituição que contribuíram para que ele pudesse representar a população do Distrito Federal de forma adequada.

Em seu pronunciamento, Rollemberg também citou os senadores Saturnino Braga, José Paulo Bisol e Jamil Haddad, com quem trabalhou, e reverenciou a memória de Miguel Arraes, a quem qualificou como “líder inspirador”, e a do “companheiro, amigo, presidente e líder” Eduardo Campos, candidato do PSB à Presidência da República, morto em acidente aéreo em agosto deste ano.

— Nós, do PSB, temos uma responsabilidade muito grande de carregar esses legados de Jamil Haddad, Miguel Arraes e Eduardo Campos, pelo que representaram na luta do nosso povo por dias melhores — afirmou.

Rollemberg agradeceu a cada um dos senadores com quem teve o privilégio de conviver ao longo de quatro anos. Ele disse que “aprendeu muito na convivência com a experiência, a sabedoria e espírito publico” dos seus pares. Contou ainda que, antes de tomar posse no Senado, consultou José Sarney (PMDB-AP), a fim de saber que conselho ele daria a um senador de primeiro mandato.

— Ele [Sarney] disse, com sua experiência, que eu deveria passar 60 dias ouvindo. E assim fiz, e tenho certeza que foi valioso esse período de observação do perfil e da trajetória dos senadores, que contribuiu muito para o exercício do mandato — afirmou.

Rollemberg disse ainda que ficou honrado quando, ainda no início da legislatura e com o apoio de seus pares, assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), no momento em que o país discutia a elaboração do novo Código Florestal, aprovado posteriormente.

— Aprendi que, nesta Casa, nós temos que buscar o equilíbrio entre opiniões e interesses legítimos dos diversos estados da federação — afirmou.

Saudações

Em apartes, o representante do PSB foi saudado por diversos senadores presentes em Plenário. Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que o povo do Distrito Federal ganhou com a eleição de Rollemberg.

Eduardo Braga (PMDB-AM), por sua vez, disse que Rollemberg cumprirá com “competência, dedicação, transparência e enorme compromisso com a verdade e as causas sociais” o mandato de governador.

Na presidência dos trabalhos, Jorge Viana (PT-AC) disse que Rollemberg será um governador que não vai apenas “administrar Brasília, mas cuidar de Brasília, que precisa de cuidado, como o povo que ocupa a capital federal também precisa”.

Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que não poderia lamentar a saída de Rollemberg, a exemplo dos demais senadores. Em primeiro lugar, afirmou, porque ele foi um dos articuladores de sua candidatura vitoriosa ao governo do Distrito Federal. Em segundo lugar, porque a saída de Rollemberg do Senado será compensada com sua atuação na chefia do Executivo local.

Cristovam ressaltou ainda que a campanha de Rollemberg representou a esperança, e não “a continuidade do desgoverno que nós temos, e esses últimos dias estão mostrando, e nem a volta a um passado que nos envergonhava tanto”.

— Nós todos, de Brasília, esperamos seu desempenho como governador com muita esperança e com muita certeza de que vai fazer um grande governo. O senhor pode contar comigo aqui, como seu aliado, como aliado do DF e, muito diretamente, um aliado do seu governo. Muito obrigado por estar saindo do Senado para assumir essa missão que o Distrito Federal lhe confia — disse Cristovam.

Rollemberg também foi saudado por Ana Amélia (PP-RS), que lhe desejou sorte em razão das dificuldades financeiras atuais enfrentadas pelo governo do Distrito Federal nas áreas de transporte, saúde e educação.

Ana Amélia também cobrou de Rollemberg melhorias no setor habitacional Noroeste, onde reside, e no transporte público que atende a um dos mais novos bairros de Brasília; no parque Burle Marx, a ser implantado na região; e no parque da Água Mineral, localizado ao lado do novo setor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: