Armando Monteiro deixa o Senado para assumir ministério

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/12/2014, 19h37

Como se afastará do Congresso Nacional para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no início de 2015, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) fez nesta, quinta-feira (18), um rápido balanço dos seus quatro anos no Senado.

O senador destacou como um dos focos de sua atuação o desenvolvimento econômico sustentável. Por isso, lutou pela aprovação de medidas de estímulo ao setor produtivo e à competitividade do país, especialmente as ações direcionadas ao fortalecimento das micro e pequenas empresas.

Armando Monteiro mencionou também sua dedicação à formação profissional, por entender que a qualificação para o trabalho é fundamental para o aumento da produtividade e para garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Ele ajudou, por exemplo, na aprovação do Pronatec, programa que já beneficiou 8 milhões de brasileiros com cursos de qualificação em diversas áreas.

O senador  também falou sobre o desafio que terá pela frente: comandar o Ministério do Desenvolvimento em meio a uma conjuntura de restrições.

— O objetivo fundamental da política econômica é o crescimento, é criar as condições para relançar a economia brasileira. Portanto, vamos buscar o reequilíbrio macroeconômico, assumirmos uma agenda que eleve a competitividade da indústria brasileira, que precisa reduzir custos sistêmicos e elevar a produtividade — disse.

Durante seu mandato, Armando Monteiro também se dedicou à questão da segurança pública, participando da revisão do Código Penal e apresentando propostas, como a que dá às prefeituras poder para criarem guardas municipais encarregadas do policiamento ostensivo, em auxílio às ações das polícias civil e militar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Armando Monteiro