Anibal Diniz deixa o Senado prometendo continuar na política

Da Redação | 18/12/2014, 20h38

O senador Anibal Diniz (PT-AC) também se despediu do Senado nesta quinta-feira (18). Em discurso em Plenário, o senador agradeceu a oportunidade de ter estado no que classificou como “a escola da melhor política brasileira”, referindo-se ao Senado Federal. Anibal agradeceu a Deus, à sua família, ao PT do Acre, de quem sempre foi militante, e aos irmãos o senador Jorge Viana (PT-AC) e o governador do Acre, Tião Viana, dupla com quem atua na política há mais de 20 anos,

O senador explicou que optou por não se candidatar nas últimas eleições em decorrência da composição partidária que ajudou a reeleger Tião Viana governador do estado. Ele disse que  não era momento de apostar em vaidades ou desejos pessoais, mas de pensar em um projeto maior de governo.

— Graças a Deus, fizemos a opção certa. O governador Tião Viana foi reeleito numa campanha dificílima, em que, se tivéssemos cometido um erro sequer, isso teria nos causado a derrota. Graças a Deus, estivemos presente nesse processo, construindo passo a passo, e hoje o governador está reeleito para mais quatro anos de mandato para dar continuidade a esse projeto fantástico — comemorou.

Citando um trecho da música de Gonzaguinha – “viver a beleza de ser um eterno aprendiz” –, Anibal afirmou que foi na posição de aprendiz que se colocou desde que chegou ao Senado: aprendendo com os ex-governadores, ex-presidentes da República e ex-ministros, todos mais experientes que ele, que nunca havia ocupado um cargo público antes deste mandato.

Tecnologia

Como parte de seu trabalho no Senado, o senador destacou a aprovação da PEC 12/2014, apreciada no Plenário na quarta-feira (17), que incluiu no texto constitucional a responsabilidade da União, estados e municípios de assegurar o acesso à pesquisa, tecnologia e inovação. O senador também pediu que seja aprovado projeto de sua autoria que garante a candidatas mulheres uma das duas vagas do Senado sempre que a renovação na Casa for de 2/3 (PLS 132/2014).

— Qual é a razão de ser da política se não buscar os mecanismos possíveis para tornar nossas sociedades melhor? Quando a gente pensa nisso, respira aliviado e pensa que vale a pena fazer política — afirmou, assegurando que vai “permanecer na política”, seja disputando as próximas eleições ou não.

Amizade

Em aparte, o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que sentirá “muita falta” do colega de bancada, com quem tem trabalhado desde a década de 80.

— Eu posso dizer que o senador Anibal é um patrimônio de integridade, de honestidade, de honradez e um exemplo, também, de como se deve portar um militante político; com disciplina, mas também com opinião, com cautela, mas com ousadia. Fica aqui o meu registro de que vou sentir falta da sua presença ao meu lado, batalhando comigo em defesa do Acre e do Brasil — disse.

Em apartes, também se despediram de Anibal Diniz, os senadores Antônio Aureliano (PSDB-MG), Ruben Figueiró (PSDB-MS) e Ana Rita (PT-ES), que lembrou a atuação do senador defesa das causas das mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: