Senadores elogiam publicação do livro 'Contas Abertas'

Da Redação | 17/12/2014, 22h03

As medidas administrativas adotadas pelo Senado nos últimos dois anos, e que constam do relatório de gestão apresentado pelo presidente Renan Calheiros, receberam elogios em Plenário nesta quarta-feira (17).

Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente da Casa, falou sobre sua satisfação por ter participado da Mesa no biênio 2013-2014 e contribuído para os resultados reunidos no livro Contas Abertas, que para ele tinham o mesmo objetivo:

— Resgatar o respeito do Senado junto à sociedade e junto a seus funcionários, porque nosso grande patrimônio são os servidores da Casa. E hoje o Senado pode, sim, dizer que é uma das instituições, a mais antiga delas, que economiza recursos, não públicos, mas do contribuinte, do cidadão — afirmou, elogiando Renan por citar Graciliano Ramos e seus relatórios como fonte de inspiração.

Para Viana, a publicação deve ser enviada como exemplo de prestação de contas a todos os prefeitos, governadores, vereadores e deputados estaduais para que os inspirados nele, também adotar medidas como essas que V. Exª nos ajudou a implantar no Senado Federal.

Por sua vez, José Sarney (PMDB-AP) parabenizou Renan por inovar e substituir "aqueles relatórios de mil páginas, que ninguém lia, cheias de mapas e cheias de projeções" em um livro "muito bem escrito, com uma linguagem enxuta, moderna, compreensível e acessível a todos que querem conhecer a vida do Senado".

— Quero ressaltar também o que realizou nas atividades-fim, aqui dentro, das leis que votamos. Ainda agora estamos coroando o ano com a votação do Código de Processo Penal. Enfim, foi um desempenho excelente — registrou.

Já Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou que, apesar das divergências políticas com Renan, sua gestão "tomou uma série de providências em relação à imagem do Senado que se mostraram realmente positivas". Ele agradeceu pelo registro feito momentos antes pelo presidente da carta em que o senador gaúcho informa à Mesa ter devolvido R$ 1,4 milhão economizados em passagens aéreas.

Eduardo Amorim (PSC-SE) também elogiou o trabalho apresentado, que dá "mais transparência à coisa pública". Para ele, o Senado dá um bom exemplo, mas ressaltou que ainda tem muito a evoluir.

— Quero parabenizar pela qualificação do gasto, mostrando que é possível, sim, gastar mais, mas de forma qualificada e economizando aquilo que é necessário. Oxalá que outros entes sigam também este exemplo. Parabenizo-o, mais uma vez, pela atitude ousada, corajosa e necessária, que esta Casa tanto necessitava — afirmou.

Para Delcídio do Amaral (PT-MS), o relatório de gestão apresenta, "com muito didatismo, não só as principais matérias que tramitaram nesses dois anos, como também as medidas competentes tomadas por toda a Mesa".

Da mesma forma, Eunício Oliveira (PMDB-CE) congratula-se com Renan pela apresentação do livro, uma "prestação de contas do Senado, mostrando a transparência dessa gestão".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: