Senado aprova indicações para embaixadas na Polônia e no Nepal

Da Redação | 17/12/2014, 17h15

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação, pela Presidência da República, de diplomatas para ocuparem o cargo de embaixador na Polônia e no Nepal.

Alfredo Cesar Martinho Leoni, aprovado por 43 votos a 2, vai representar o Brasil na Polônia, e Maria Teresa Mesquita Pessôa, aprovada por 51 votos a 2, será embaixadora do Brasil no Nepal.

Durante a sabatina, feita em novembro pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Alfredo Cesar Martinho Leoni destacou a trajetória histórica da Polônia, “variada, rica e atribulada”. Lembrou que durante todo o século 19 a Polônia não teve território, que lhe foi retirado por potências europeias. Depois, foi invadida e destruída pela Alemanha nazista e pela União Soviética , durante a 2ª Guerra Mundial. Ao fim da guerra, passou a integrar  o bloco de países-satélites da União Soviética, apesar de independente.

— Não há dúvida de que um elemento se sobressai, que é a determinação do povo polonês e a sua capacidade de superação — afirmou.

Alfredo Cesar Martinho Leoni defende a dinamização das relações comercias bilaterais. Hoje a balança comercial entre os dois países chega a US$ 1,4 bilhão, sendo que US$ 900 milhões correspondem às exportações brasileiras. A seu ver, os números não são expressivos e podem crescer.

Nepal

Também em novembro, a CRE sabatinou a indicada para o cargo de embaixadora do Brasil no Nepal. Maria Teresa Mesquita Pessôa anunciou que uma das prioridades do Brasil naquele país é a questão da energia. O Nepal, segundo informou, tem um potencial hidrelétrico de 42 mil megawatts, que já atraiu o interesse de empresas brasileiras. O consórcio Braspower já obteve a concessão para construir uma usina no Rio Arun.

Os governos do Nepal e da vizinha Índia já firmaram acordo para a exportação de energia daquele país para o grande mercado indiano. As autoridades do Nepal, como observou Maria Teresa Mesquita Pessôa, veem o Brasil como parceiro no setor elétrico.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: