Renan lança livro com relatório da gestão 2013-2014

Da Redação | 17/12/2014, 18h50

O presidente do Senado, Renan Calheiros, lançou nesta terça-feira (17) o livro Contas Abertas: relatório da gestão do presidente Renan Calheiros - Senado Federal 2013/2014. O enfoque da obra, conforme o senador, é mostrar o trabalho da atual Mesa para "melhorar a qualidade do gasto público sem trazer prejuízo à produção e à fiscalização legislativa."

— Nos últimos dois anos, por decisão da Mesa Diretora e a inestimável colaboração dos senadores, o Senado passou por muitas transformações. Foram mudanças administrativas, regimentais, legislativas e também culturais. Implementamos um racionamento interno e, com ele, através de mais de uma centena de medidas para cortar desperdícios e impedir abusos, conseguimos atingir uma economia de 530 milhões sem nenhum comprometimento para o funcionamento da Casa — disse Renan.

Ganhou destaque no balanço do biênio o atendimento às demandas encaminhadas pelos cidadãos de forma mais eficiente. Segundo Renan, todas as informações referentes ao Senado estão disponíveis a todos os brasileiros.

— O compromisso assumido por esta direção foi o aprofundamento da transparência, iniciada na gestão do senador José Sarney. Considero este um caminho sem volta para o controle social. Resultado deste esforço foi comprovado na mais ampla pesquisa sobre o tema feita pela Fundação Getúlio Vargas junto a 138 instituições. O Senado Federal respondeu a 100% de todas as demandas que lhe foram encaminhadas. Respostas fornecidas, em média, no prazo de 15 dias, quando a Lei de Acesso à Informação estipula o período de 30 dias para as respostas — comemorou Renan.

O presidente do Senado salientou ainda o avanço na produção legislativa. Segundo ele, milhares de matérias foram aprovadas no biênio, a maioria proposta pelo Legislativo.

— No campo legislativo, também avançamos bastante aprovando matérias relevantes para o Brasil e a sociedade. Neste setor destaco a modernização dos Códigos Brasileiros, muitos superados pelo tempo. Aprovamos milhares de matérias e a maioria delas foram originadas no próprio poder Legislativo — afirmou.

Renan Calheiros garantiu que a obra foge ao padrão de um registro burocrático das atividades da Presidência e se propõe a ser um registro histórico de grande importância.

— Tantos foram os avanços que considerei oportuno registrá-los na publicação que agora estamos lançando. Antes de ser um burocrático balanço administrativo, trata-se de uma prestação de contas à sociedade. O livro “Contas Abertas” é um registro histórico que será de grande importância para historiadores, jornalistas, acadêmicos e para o público de maneira geral. Além das medidas administrativas, legislativas e da transparência, me permiti também narrar alguns bastidores de casos pitorescos e desconhecidos destes últimos dois anos à frente do Congresso Nacional. Espero, sinceramente, que todos apreciem a leitura e façam, como sempre, suas críticas e sugestões. Afinal, como toda publicação, trata-se de uma obra aberta e, portanto, sujeita a aprimoramentos — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: