Oposicionistas acusam governo de 'golpe' com suspensão de reunião da CPI Mista

Da Redação | 17/12/2014, 17h25

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) disse que a decisão do senador Gim (PTB-DF) de suspender a reunião da CPI Mista da Petrobras até a noite desta quarta-feira foi um golpe orquestrado pelo governo para que nada seja votado pela comissão de inquérito. Para o parlamentar, os governistas não têm interesse em aprovar relatório final.

— É evidente que o governo trabalhou para não ter relatório final. O presidente do Senado não manda na CPI. Quem manda na CPI são os regimentos das duas Casas e o Regimento Comum. E lá está escrito que somente uma sessão ordinária de uma CPI pode ser interrompida quando começa a ordem do dia, e estávamos numa sessão extraordinária — afirmou, referindo-se à suspensão dos trabalhos devido às votações nos plenários do Senado e da Câmara.

O presidente em exercício da CPI Mista disse que não faria nada para ser contestado no dia seguinte. Por isso, suspendeu a sessão, determinando o reinício às 20h, a depender das votações no Senado e na Câmara. Se isso não ocorrer, fica agendado novo encontro para as 10h30 de amanhã.

— Houve uma questão de ordem apresentada ao presidente do Congresso Nacional, que respondeu que a CPI não deveria continuar funcionando. Esperei a leitura do relatório e suspendi para não cometer nenhum ato irregular.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)