Marco Maia garante que relatório da CPI Mista da Petrobras será votado nesta quinta

Da Redação | 17/12/2014, 23h04

O relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS), descartou a possibilidade de a comissão ser encerrada sem a votação de um relatório final. A decisão estava prevista para esta quarta-feira (17), mas, depois da apresentação dos relatórios de Maia e da oposição, a reunião foi suspensa e acabou não sendo retomada, apesar de uma tentativa já à noite. A definição deve ocorrer nesta quinta-feira (18) a partir das 10h.

Com os trabalhos suspensos, aguardando o fim das votações no Plenário, a oposição tentou reiniciar os trabalhos com o parlamentar mais antigo presente - José Carlos Araújo (PSD-BA) - na presidência. Porém, depois de interpelações de governistas, na CPI e no Plenário do Senado, a reunião foi encerrada.

Segundo Marco Maia, o problema desta quarta-feira (17) foi de interpretação de Regimento e, se seu texto tivesse sido votado, provavelmente a questão pararia no Supremo Tribunal Federal (STF).

— Se não tivesse esse impasse teria sido votado hoje. E vamos votar amanhã. É uma interpretação do presidente do Senado, Renan Calheiros, que disse não ser possível a votação na comissão enquanto estiver aberta a ordem do dia no Plenário. Por isso os parlamentares da base nem vieram — argumentou.

O oposicionista Carlos Sampaio (PSDB-SP) duvidou da versão apresentada. Segundo ele, o governo está fazendo de tudo para que a CPI seja finalizada sem um documento conclusivo.

— É evidente que houve manobra do governo, que nunca apostou nessa comissão. Os regimentos são claros. Se a sessão do Plenário do Senado for extraordinária, como a que está sendo realizada agora, pode-se votar nas comissões — disse.

Para ele, o governo não quer que o voto em separado apresentado pela oposição seja enviado ao Ministério Público. Ele garantiu que a oposição estará de novo presente nesta quarta, mas acha que o governo "fará de tudo" para que nada seja votado.

Enquanto oposição e governo travavam uma batalha regimental na comissão, no Plenário do Senado, o presidente em exercício da CPI Mista, senador Gim (PTB-DF), anunciou que não teria validade qualquer decisão tomada pela comissão de inquérito entre 16h e 22h30.

Ele afirmou que, conforme esclarecido por Renan Calheiros, o artigo 107 do Regimento do Senado impede reuniões de comissões enquanto há ordem do dia de sessões deliberativas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)