Série 'Falas do Trono' é incluída em programa de memória da Unesco

Da Redação | 16/12/2014, 12h58

Na última quinta-feira (11), as servidoras do Senado Carla Mendes de Jesus e Betânia dos Santos Guedes estiveram na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, para receber o diploma que certifica a inclusão da série Falas do Trono no Programa Memória do Mundo, da Unesco. Por ser um retrato da história do Brasil, entre os anos de 1826 e 1889, a série foi reconhecida pelo programa que considera como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de valor internacional.

A série Falas do Trono reúne mensagens dos imperadores para os deputados e senadores nas reuniões de abertura e encerramento do ano legislativo da Assembleia Geral Legislativa brasileira. Nos documentos, localizados na Coordenação de Serviço Histórico do Senado Federal (COARQ),  estão os discursos que eram proferidos pelo monarca durante  a existência da Assembleia, discorrendo sobre temas políticos, problemas que o país enfrentava, e propostas para resolvê-los.

— Ao disponibilizar amplo acesso à informação contida nesses documentos se incentiva a pesquisa histórica e a preservação da memória do País, facilitando a busca por incentivos de projetos de preservação de documentos — afirmou Carla Mendes, diretora-adjunta da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação (SGIDOC). Betânia é lotada no Serviço de Arquivo Histórico (SEAHIS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Cultura História