CRA inaugura galeria de ex-presidentes da comissão

Elina Rodrigues Pozzebom | 11/12/2014, 14h46

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) inaugurou, nesta quinta-feira (11), a galeria de fotografias de ex-presidentes. Foram posicionados os quadros, dos ex-senadores Sérgio Guerra (2005-2006), Joaquim Roriz (2007), Neuto De Conto (2007-2008) e Valter Pereira (2009-2010); e do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que presidiu o colegiado no biênio 2011-2012.

— Queria cumprimentar os ex-presidentes desta comissão que, apesar da pouca idade, têm prestado relevantes serviços e têm se saído bem nas suas atividades. Aqui foram travados diversos debates em beneficio da agricultura e do desenvolvimento do que realmente move o país, o setor primário, a agricultura e o agronegócio — disse o atual presidente da CRA,  Benedito de Lira (PP-AL).

Ele prestou homenagem ao primeiro presidente da comissão, o ex-senador Sérgio Guerra , morto em março deste ano em decorrência de um câncer. Segundo afirmou, Guerra deixou a vida pública prematuramente e representou uma perda considerável para a sociedade pernambucana, para a vida política e para o setor, pois era diretamente vinculado à atividade agrícola como criador de cavalos.

Contribuição ao setor

Os homenageados ressaltaram a importância da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e as contribuições que presta ao setor agropecuário. Neuto De Conto destacou o tamanho da agricultura brasileira, que em 2015 atingirá a marca de 200 milhões de toneladas de cereais produzidos. Em sua avaliação, o setor só tende a crescer, porque o Brasil tem muita terra degradada, desmatada, que poderia servir à produção de alimentos. Como as terras agricultáveis no mundo inteiro estão acabando, o país poderá auxiliar a alimentação das 11,5 bilhões de pessoas que deverão habitar o planeta em 2050, acrescentou o ex-presidente da CRA.

— Sem dúvida alguma, [a produção agrícola] é o principal produto da economia da nossa pátria, e será mais de 50% do PIB até 2025 — disse.

Ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina, Neuto De Conto foi elogiado pelo conhecimento sobre o setor. Por impor a vacinação ao rebanho bovino, hoje o estado é livre da febre aftosa e exporta carne para os mercados mais exigentes do mundo, como Estados Unidos e Japão.  Luiz Henrique (PMDB-SC) lembrou que Neuto De Conto foi relator, quando deputado federal, da medida provisória que criou a Unidade Real de Valor (URV), princípio básico do Plano Real.

Valter Pereira, elogiado por Ruben Figueiró (PSDB-MS), destacou que a CRA está relacionada ao segmento que tem sido o esteio da economia do país e grande responsável pelo equilíbrio das contas externas.

Acir Gurgacz (PDT-RO) lembrou o processo de criação da comissão, a partir de um projeto de resolução apresentado pelo ex-senador Osmar Dias e pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Para ele, um dos temas mais importantes analisados pelo colegiado durante a sua gestão foi o novo Código Florestal.

Waldemir Moka (PMDB-MS) fez uma menção honrosa ao falecido senador Jonas Pinheiro, que teve atuação intensa em questões relacionadas ao agronegócio. Jayme Campos (DEM-MT) ressaltou que este é um “momento feliz para quem defende as políticas públicas em prol da agricultura brasileira” e Antônio Aureliano (PSDB-MG) frisou que o Brasil precisa lutar para que o homem do campo tenha a respeitabilidade que merece.

A deputada distrital Liliane Roriz representou o pai, o ex-senador Joaquim Roriz, que não compareceu à cerimônia por estar em casa, submetendo-se à hemodiálise. Segundo afirmou, a família inteira está agradecida pelo reconhecimento à figura do ex-governador, que foi comparado pelo senador Benedito de Lira ao ex-presidente Juscelino Kubitschek pelas atitudes de desbravamento da cidade. A irmã de Liliane, a deputada federal Jaqueline Roriz, também participou da cerimônia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)