Jorge Viana quer as empresas fora do financiamento de campanhas eleitorais

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/12/2014, 16h50

Jorge Viana (PT-AC) defendeu o fim do financiamento de campanhas eleitorais por empresas. Ele apresentou projeto nesse sentido, mas a proposta foi rejeitada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

Agora, o Supremo Tribunal Federal está julgando uma ação direta de inconstitucionalidade movida pela Ordem dos Advogados do Brasil, que pede o fim do financiamento de empresas nas campanhas políticas.

Para o senador, a Constituição é clara quando afirma que só podem participar de eleições quem vota ou quem é votado. Empresas, portanto, não podem participar, afirmou.

— Nessa hora a gente vê a relação promíscua entre as empresas e a classe política. É muito importante que o Brasil faça pelo menos esse aspecto da reforma política: tirar o poderio econômico das eleições — disse.

Viana também defendeu a aprovação de dois projetos que ele apresentou ao Senado e que visam combater a corrupção: o que fixa limites de gastos para os candidatos nas eleições e o que criminaliza o caixa 2 , com penas de cinco a dez anos de cadeia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Jorge Viana