Ângela Portela pede retomada da expansão do Linhão de Tucuruí

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/12/2014, 16h43

Ângela Portela (PT-RR) espera que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) resolva logo as pendências que estão prejudicando a expansão do Linhão de Tucuruí, obra que deverá garantir segurança energética a Roraima.

Ela explicou que a Justiça Federal já cassou liminar que suspendia o edital do linhão, garantindo, assim, a continuidade ao processo. A senadora teme, no entanto, que novos impasses ocorram e atrasem a obra, projetada para interligar o estado ao Sistema Interligado Nacional em junho do ano que vem.

Ângela  contou que o edital foi suspenso porque o Ministério Público do Amazonas alegou que os índios waimiri-atroari não foram consultados sobre o trajeto da obra pelas suas terras, como exige a Constituição.

— Se já está previsto que a administração pública, para realizar qualquer investimento, qualquer obra em terras indígenas, precisa dessa autorização prévia, desse diálogo com os povos indígenas, por que não fez no tempo devido para evitar o atraso dessas obras que são tão importantes para o desenvolvimento de Roraima? No último sábado, o fornecimento de energia à capital Boa Vista e diversos municípios chegou a ser interrompido. O apagão durou mais de 6 horas — disse a senadora.

Ela explicou que o Linhão de Tucuruí é essencial para garantir energia e o fim dos apagões em Roraima. O estado é o único que ainda está fora do Sistema Interligado Nacional e depende da energia comprada da Venezuela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)