Comissão promove audiência pública sobre impacto do uso da água pela mineração

Tércio Ribas Torres | 05/12/2014, 15h16

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove uma audiência pública na terça-feira (9), às 14h, para ouvir técnicos e lideranças de populações atingidas pela escassez gerada pelo uso da água na mineração.

A realização da audiência pública atende a requerimento do senador João Capiberibe (PSB-AP), que tem demonstrado preocupação com o assunto. No requerimento, o senador informa que o volume de água consumido pela irrigação agrícola, pela indústria e pela mineração é cinco vezes maior que o demandado para o abastecimento público. Ele lembra a crise climática e afirma que a mineração “vem utilizando as águas de forma temerária”.

Não é a primeira vez que o senador propõe uma audiência pública sobre o tema. Em dezembro do ano passado, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou audiência sobre populações atingidas pela mineração por uma sugestão de Capiberibe. Na ocasião, os convidados apontaram vários impactos ambientais e sociais causados pela mineração, destacando o alto consumo de água e energia elétrica.

Foram convidados para a audiência de terça-feira (9) o pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) Carlos Bittencourt e o coordenador da Articulação da Bacia do Rio Santo Antônio de Minas Gerais, Gustavo Gazzinelli. Também participam, representando o Centro de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular do Estado do Pará (Cepasp-PA), Raimundo Gomes da Cruz Neto, e a Rede de Acompanhamento e Justiça Ambiental dos Atingidos pelo Projeto Minas Rio em Conceição do Mato Dentro (Reaja), Patrícia Generoso. A Agência Nacional de Águas (ANA) também deve enviar um representante.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: