Viveiro do Senado recebe visitas de jornalistas e estudantes de arquitetura

Da Redação | 28/11/2014, 19h35

O Viveiro Sustentável do Senado recebeu, nos últimos dias, cerca de vinte alunos do curso de arquitetura da Universidade Paulista (Unip). O interesse era conhecer as diretrizes adotadas no planejamento, arquitetura e construção do projeto, que está servindo de modelo para as edificações públicas sustentáveis. Servidores de diversos setores do Senado também participaram das visitas.

As visitas ao viveiro foram promovidas pelo Núcleo de Ações Socioambientais (NCAS) e conduzida pelo idealizador do projeto, o arquiteto e servidor da Secretaria de Infraestrutura  do Senado (Sinfra), Mário Viggiano, e pelo administrador do viveiro, Érico Zorba Galvão.  Mário Viggiano explicou que o arquiteto deve estar consciente das implicações ambientais do futuro edifício, deve fazer com que os recursos sejam aproveitados de maneira eficaz e que o edifício esteja perfeitamente adaptado ao clima e seja eficiente em termos de consumo de energia e água.

Apesar de ter sido criado em 2007, foi a partir de 2013 que o viveiro começou a funcionar com todos os conceitos aplicados de uma construção sustentável, servindo como uma ferramenta de educação e de boas práticas ambientais. O projeto foi concebido a partir de duas premissas básicas: produzir plantas para compor e integrar os jardins internos e externos da Casa e diminuir as emissões de CO² da instituição.

Na construção da estufa, foram aproveitados vidros temperados descartados de dependências do Senado Federal. Os tijolos, por sua vez, foram todos fabricados a partir da terra retirada do local. As treliças foram fabricadas com tubos de papelão e  madeira de reflorestamento. O viveiro conta, ainda, com sistema de aproveitamento da água da chuva e tratamento de esgoto. A energia que abastece o viveiro é obtida por processo de geração solar de energia fotovoltaica. O local conta também com uma composteira e um minhocário, que consomem as sobras de podas de arvores e borras de café.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: