Crescimento do PIB no trimestre invalida tese de recessão técnica, diz Gleisi Hoffmann

Da Redação | 28/11/2014, 14h44

O crescimento de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2014, na comparação com o trimestre anterior, anunciado nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), invalida argumentos de que o país estaria em recessão técnica. Foi o que afirmou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em discurso no Plenário.

Recessão técnica é quando o PIB tem dois trimestres seguidos de queda. Gleisi Hoffmann destacou ainda o crescimento de 0,2% do PIB em 2014 e a variação positiva de 0,7% nos últimos doze meses. A riqueza do Brasil acumulada no terceiro trimestre do ano, observou, alcançou R$ 1,289 trilhão.

— Não estamos em recessão técnica porque nosso PIB cresceu. E isso apesar de, praticamente, [haver]uma recessão internacional. O Brasil continua com um desemprego muito baixo, estamos no caminho certo – frisou.

Conforme dados citados pela senadora, o PIB da Espanha cresceu 0,5% no terceiro trimestre, o que teria sido insuficiente para reduzir a taxa de desemprego, que está em 23,67%. Os países da União Europeia, disse, apresentam taxa média de desemprego de 11,5% e o PIB do bloco cresceu 0,2%.

Governo do Paraná

A senadora também lamentou medida adotada pelo governador do Paraná, Beto Richa, de transferir para o próximo ano o pagamento correspondente a um terço de férias de servidores do estado que tirarem férias em dezembro e janeiro.

— A medida foi tomada para garantir o pagamento do salário mensal dos funcionários e do 13º salário, ou seja, se não faz esse corte e não faz os outros cortes que foram anunciados uma semana após a eleição, o estado sequer teria condições de pagar o salário dos servidores — disse, ressaltando que problemas na gestão estatal são recorrentes desde 2011.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
PIB Senadora Gleisi Hoffmann