Servidores voltam a se encontrar nesta sexta para chegar de bicicleta ao Senado

Da Redação | 27/11/2014, 17h15

O Movimento Mobibike – projeto de mobilidade do Senado Federal – promove na manhã desta sexta-feira (28), mais um passeio ciclístico. Mas ao contrário dos anteriores, pautados por pedidos de melhores condições de infraestrutura e de maior apoio logístico da Casa aos servidores que utilizam a bicicleta como meio de transporte, esse evento visa comemorar as conquistas obtidas ao longo desse período. Entre elas estão a instalação de novos paraciclos, a adequação de banheiros com chuveiros e agora também com armários exclusivos para os ciclistas.

De acordo com um dos organizadores do evento, Deomar Rosado, a concentração está confirmada para as 7h30 na praça entre o Museu da Republica e a Biblioteca Nacional. A saída do passeio está programada para as 7h50 e o ponto final será o Prodasen, onde será realizada uma pequena confraternização entre os participantes, com um café da manhã na cantina recém-inaugurada.  A diretora-geral adjunta, Ilana Tombka, apoiadora do projeto, já confirmou presença no passeio.

Histórico

Em setembro de 2013, durante a Semana Nacional da Mobilidade Urbana e o Dia Mundial sem Carro, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) formalizaram junto ao presidente da Casa, Renan Calheiros, apoio à adoção de medidas para melhorar as condições físicas e de logística da Casa para atender os servidores que usavam a bicicleta como meio de transporte no trajeto ao local de trabalho.

O Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais  apoiou, desde o  surgimento, as demandas apresentadas pelo movimento Mobibike. Entre elas, a instalação de bicicletários e a ampliação dos vestiários para que os servidores ciclistas pudessem tomar banho ou trocar de roupa.

No ofício entregue à Presidência, os servidores usavam como argumento o fato de as políticas de apoio aos ciclistas fazerem parte da Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). Além disso, afirmavam que as ações têm baixo custo e grande impacto ambiental. Os servidores também mencionaram a construção de uma rede de ciclovias em Brasília, que atenderá todos os servidores que trabalham na Esplanada dos Ministérios.

Em sete de abril de 2014, Dia Mundial da Saúde, 35 servidores do Senado promoveram o primeiro “bicicletaço”, como forma de reivindicar e cobrar da administração da Casa a melhoria da infraestrutura de apoio aos ciclistas, com a construção de paraciclos e vestiários. Os servidores se encontraram no Museu Nacional, percorrerem 2,5 quilômetros e ao chegaram ao Congresso Nacional foram recebidos por Ilana. Ela apresentou os planos da diretoria-geral, que incluíram a construção imediata de novos paraciclos, alguns deles próximos a vestiários com chuveiros.

Em 6 de junho de 2014, aproveitando as comemorações da Semana do Meio Ambiente,  foi realizado o segundo “bicicletaço” , com o mesmo percurso do anterior. A nova mobilização buscava mostrar à administração da Casa a importância da criação de um espaço para os ciclistas nas dependências do Senado. Em julho, foi publicado um ato administrativo que facilitou o uso de bicicletas como meio de transporte pelos servidores da Casa.  Foi autorizada a criação de espaços especializados e a instalação de paraciclos em pontos estratégicos. A norma também liberou o uso de vestiários e permitiu o acesso aos locais de trabalho com trajes esportivos, com algumas restrições e com uso obrigatório do crachá. Recentemente, foram instalados paraciclos em diversas áreas do Senado. Na principal entrada do Palácio do Congresso, conhecida como Chapelaria, a nova estrutura já disponibiliza mais 14 vagas para bicicletas. Também estão sendo ampliadas as vagas de paraciclos no prédio do Interlegis e no Prodasen  e em outros pontos internos.

As demandas apresentadas para o projeto de mobilidade utilizando bicicletas foram regulamentadas com os atos APS 10/2014 e ADG 8/2014 e consolidadas com a implantação dos paraciclos, adequação de banheiros e instalação de armários.

Fonte: Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: