Humberto Costa registra os dez anos de criação da Força Nacional

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/11/2014, 20h42

O senador Humberto Costa (PT-PE) prestou homenagem à Força Nacional de Segurança Pública, que completa  dez anos no dia 29 de novembro. O senador ressaltou que a Força Nacional pode ser acionada para conter atos que atentem contra a lei e a ordem e que possam sair do controle das forças policiais locais.

Além do comando em Brasília, atualmente a Força Nacional está presente em outros 16 estados, com a atuação de cerca de mil profissionais, entre bombeiros militares, policiais civis e militares e peritos.

Humberto Costa acrescentou ainda que a corporação conta com um contingente de 500 policiais para emprego imediato em qualquer lugar do país.

O senador lembrou que a Força Nacional foi Idealizada em 2004, pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, falecido na semana passada. A instituição funciona a partir de convênio de cooperação entre a União e os estados e foi inspirada no modelo da ONU para solução de conflitos e promoção da paz, disse o senador.

- Hoje esse braço essencial ao sistema de segurança pública do Brasil está atuando fortemente também no combate aos crimes ambientais, na realização de bloqueios em rodovias, na atuação em grandes eventos públicos de repercussão internacional, nas ações de defesa civil em caso de desastres e catástrofes, e em ações de polícia judiciária e perícias - informou o senador.

O senador Humberto Costa acrescentou ainda que a Força Nacional também atua em policiamento em regiões de fronteira, em unidades prisionais, em conflitos agrários e indígenas, além de proteção de pessoas ameaçadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)