Deputado acusa Graça Foster de ter mentido à CPI e apresenta queixa-crime contra executiva

Da Redação | 26/11/2014, 19h35

Deputados oposicionistas aproveitaram a reunião da CPI Mista da Petrobras desta quarta-feira (26) para retomar os ataques à presidente da estatal, Graça Foster.

Eles alegam que a executiva mentiu quando disse à comissão de inquérito que não sabia de pagamento de propina a funcionários da companhia por parte da empresa holandesa SBM Offshore, fornecedora de navios-plataforma.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) informou que apresentou uma queixa-crime contra a presidente à Procuradoria da República no Distrito Federal, alegando falso testemunho:

- A presidente da Petrobras pode muitas coisas, mas não pode mentir. No dia 12 de junho, ela esteve nesta CPMI; jurou na qualidade de testemunha e mentiu [...] Não é admissível que a presidente de uma companhia desse porte venha ao Congresso e esconda informações vitais. Se ela foi capaz de fazer isso com uma CPMI, do que mais é capaz essa senhora - indagou.

O parlamentar lembrou que, na semana passada, em entrevista coletiva, Graça Foster admitiu que, em maio, foi informada pela empresa sobre irregularidades.

O líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), engrossou as críticas e disse que a presidente da Petrobras não tem autoridade moral para dar ordem a seus subordinados e nem tem credibilidade para lidar com os investidores.

- Os investidores não confiam mais nessa instituição que hoje nos envergonha, nos entristece - reforçou o deputado  Antonio Imbassahy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: