CRE sabatina nesta quinta três indicados a embaixadas

Da Redação | 26/11/2014, 20h12

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina nesta quinta-feira (27), três indicados pela Presidência da República para ocupar o cargo de embaixadores do Brasil no Haiti, no Nepal e na Jamaica.

A CAE também deverá votar a indicação da atual embaixadora do Brasil na Etiópia, Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, para exercer, cumulativamente, o cargo de embaixadora do Brasil no Sudão do Sul. Como já ocupa o cargo de embaixadora, ela não precisará passar por nova sabatina. Aprovadas na CRE, as indicações seguem para votação secreta no Plenário do Senado.

Para o cargo de embaixador do Brasil no Haiti foi indicado o diplomata Fernando de Mello Vidal. Ele ingressou no Instituto Rio Branco em 1982 e, desde então, foi conselheiro em Washington (EUA), cônsul-geral adjunto em Beirute (Líbano), ministro conselheiro em Viena (Áustria) e atualmente é cônsul-geral em Cochabamba, na Bolívia. A indicação teve voto favorável do relator, Jorge Viana (PT-AC).

Para a Embaixada do Brasil no Nepal foi indicada Maria Teresa Mesquita Pessôa, atual cônsul-adjunta em Mumbai, na Índia. Anteriormente, a diplomata esteve em Nova York, Vancouver, Toronto e Nova Delhi. Sua indicação recebeu voto favorável do relator.

Também será sabatinado na comissão Carlos Alberto Michaelsen Den Hartog, ministro de segunda classe do Ministério das Relações Exteriores, indicado para comandar a Embaixada do Brasil na Jamaica.

Formado em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, também ingressou na carreira diplomática no início da década de 80, tendo passado pelo Paraguai e pela China, até ser ministro conselheiro em Roma, cargo que ocupa atualmente. A indicação de Carlos Alberto recebeu voto favorável.

A sabatina dos embaixadores pela CRE está prevista na Constituição, que atribui competência privativa ao Senado Federal para apreciação prévia e a deliberação, por voto secreto, da escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente (art. 52, inciso IV). A apreciação em Plenário se dá após o indicado ter seu currículo analisado e ser sabatino e aprovado pela CRE.

A reunião está prevista para as 10h, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: