Senado comemora 30 anos da Delegação da União Europeia no Brasil

Elina Rodrigues Pozzebom | 25/11/2014, 14h32

Os 30 anos de instalação da delegação da União Europeia (UE) no país foram celebrados, nesta terça-feira (25), no Salão Nobre do Senado. Durante a cerimônia, parlamentares e representantes da delegação ressaltaram a importância das relações comerciais e o potencial de crescimento dos acordos entre o Brasil e os países que integram a UE.

O senador Paulo Paim (PT-RS), representando o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que a nação brasileira está entre os 10 principais parceiros dos países que integram a União Europeia. Já o presidente da Frente Parlamentar Brasil-União Europeia, deputado Sebastião Bala Rocha (SD-AP), observou que os acordos firmados têm permitido a transferência de tecnologia que é incorporada aos contratos de compra de produtos europeus pelos brasileiros, como caças, submarinos e satélites, justo na área em que o Brasil precisa dar passos largos.

Potencial

O bloco econômico formado pela União Europeia é o maior parceiro comercial dos brasileiros e responde por quase 50% do investimento estrangeiro feito no Brasil. A informação foi dada pela chefe da delegação, Ana Paula Zacarias. Ela afirmou que o potencial de crescimento de acordos "é muito grande ainda, em especial nas áreas de ciência e tecnologia, segurança e defesa, contra o tráfico de pessoas e na luta contra as drogas, além do clima e meio ambiente".

Ao destacar a evolução da afinidade entre UE e Brasil, especialmente nessas três décadas de atuação da delegação, Ana Paula informou que no período já foram concretizados mais de 2.500 projetos firmados com governos municipais, estaduais e com a União. Outros 500, especialmente na área de ciência e tecnologia, estão em andamento.

Ana Paula Zacarias contou que uma comissão específica de relacionamento parlamentar entre o bloco e o Brasil foi criada na Europa, o que, na opinião dela, demonstra a importância do país. Ela explicou que a interlocução era feita com a comissão responsável pelo Mercosul.

Livro

Durante a celebração dos 30 anos da Delegação da União Europeia foi lançada a terceira publicação da série Relações Brasil-Europa, com artigos sobre o desenvolvimento de uma agenda estratégica entre os brasileiros e o bloco europeu.

Temas de uma agenda estratégica entre Brasil e União Europeia é o terceiro volume de uma série que analisa as relações entre o Brasil e o bloco europeu, conforme explicou o representante da Fundação Konrad Adenauer, Felix Dane, responsável pela edição. Trata-se de uma seleção de trabalhos acadêmicos e publicações sobre o tema.

Nesta edição estão presentes assuntos como meio ambiente e direitos humanos, avaliações das relações econômicas e disputas comerciais entre Brasil e UE na Organização Mundial de Comércio (OMC) e até uma análise sobre uma possível saída do Reino Unido do Bloco. É possível fazer o download da publicação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Paulo Paim União Europeia